quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cadu Maciel e o ano de 2014


Na água e no seco, Cadu Maciel chega em 2° nas Três Horas de Tarumã, Endurance Classe II. 


O projeto inicial era manter-me afastado do automobilismo em 2014, por não concordar com os rumos que a categoria Marcas e Pilotos estava tomando, tanto na questão técnica quanto desportiva. Tirar um ano sabático, este era nosso propósito, mas, o vício falou mais alto. A “cachaça”, como alguns costumam definir, ainda estava no sangue.

Bastou apenas um telefonema do amigo das antigas, Guaracy Costa e seu filho Rafael, para que o pé voltasse a coçar e lá estávamos nós de volta a Tarumã, porém, desta vez num carro de corrida de verdade. O protótipo LFC Tornado, equipado com motor Hayabusa Aspirado de 170cv e seus 440kg.

Final de semana de corrida e estreia na categoria Endurance, tudo era novidade. Carros, equipes, organização, nada comparado ao que se via no Marcas e Pilotos. Ali a coisa era séria mesmo, e o investimento das equipes era pesado, ou seja, não pode bater.

Conseguimos 10 voltas no sábado, suficiente para sentir a potência do carro e a diferença absurda em comparação aos carros de turismo também presentes da pista. O carro é fantástico, um kart grande que atinge míseros 200 km/h no final da reta, com uma aderência impressionante graças aos compostos Pirelli de F3.

Domingo, dia de corrida. Guaracy, piloto mais experiente do trio largou com pista molhada. A chuva já tinha cessado, mas a pista permaneceu úmida até a abertura da primeira janela de paradas. Assumi o carro com 1 hora de corrida, onde o sol já aparecia e a pista já apresentava o trilho no traçado, suficiente para troca dos compostos para os Slick´s. Ao sair do box, para minha surpresa, mais chuva. Esta durou apenas alguns minutos, mas suficiente para molhar e sofrer ultrapassagens de carros mais lentos, ainda equipados com os pneus para pista molhada.

Depois de algumas voltas, consegui achar um ritmo de corrida confortável e levar o carro até a segunda janela onde o Rafael assumiu a condução e com uma pilotagem muito rápida, levou o carro até poucos minutos do fim, quando houve a quebra da corrente de transmissão e abandono da corrida.

Por sorte, nosso adversário direto pelo pódio já havia abandonado algumas voltas antes, o que nos rendeu um ótimo 2º lugar na categoria II e o 16º posto na classificação final da etapa.

O convite para a última e decisiva etapa do campeonato Gaúcho e Brasileiro de Endurance estava feito, e prontamente foi aceito por mim. Com mais milhagens no carro, certamente o resultado seria melhor.

A 6ª e última etapa do campeonato fora realizada num sábado, ou seja, um dia a menos de treinos, porém, uma significativa economia nos pneus. O plano era o mesmo da etapa anterior, chegar o mais intacto possível, mas desta vez o resultado fora outro.

Corrida totalmente realizada com sol, e uma ótima classificação onde largamos em 8º dos 36 carros alinhados. Como na etapa anterior, a largada ficou a cargo do mais experiente do trio, e o “velhinho” não fez feio, entregando o carro na primeira janela já no 6º posto. Quando assumi, sabia que a missão era apenas manter o ritmo de corrida e torcer para que problemas mecânicos não aparecessem, e assim foi feito. Me sentindo totalmente confortável no carro, obtive minhas melhores voltas ainda na metade do turno de corrida, e com pouquíssimas intervenções do carro de segurança, pude fazer uma pilotagem constante, entregando o carro na 5ª colocação geral da corrida para que o piloto Rafael Costa finalizasse com estilo nossa participação no campeonato.

A alegria tomou conta da equipe, pois com o 5º lugar na geral e 3º colocação na classe II, os pilotos “titulares” Guaracy e Rafael Costa conquistaram o vice campeonato Gaúcho e Brasileiro da categoria, e eu não menos feliz, com apenas 2 corridas ainda obtive um honroso 5º lugar na tabela de pontos do Gaúcho de Endurance.

Foram apenas duas etapas, mas foram suficientes para sentir algo que a muito não mais sentia, o prazer das corridas.

E que venha 2015!





Nenhum comentário:

Postar um comentário